Instrumentistas

Seu talento se destacou e foi reconhecido rapidamente, e então começou a fazer apresentações pela Rússia, onde freqüentemente era pago com pão, manteiga e chocolate ao invés de dinheiro, devido à miséria econômica vivida no país. Durante o período de 1922 a 1923, ele fez apresentações de 23 concertos de onze diferentes repertórios em Leningrado. Em 1926, Horowitz fez sua primeira aparição fora de seu país, em Berlim, Alemanha. Depois, ele tocou em Paris, Londres e, por fim, em Nova York, Estados Unidos. Horowitz tornou-se um cidadão americano em 1944.

 

Rique Pantoja: em 1980, quando integrava o The Boto Brasilian Quartet, Pantoja gravou com o lendário Chet Baker, em Paris, o álbum Chet Baker & The Boto Brasilian Quartet (Chet Baker/trompete, Richard Galiano/teclados, Rique Pantoja/piano, Michel Peratout/baixo e Jose Boto/bateria).Durante as apresentações de Chet Baker no Free Jazz Festival de 1985 (Brasil), Rique (então integrante Cama de Gato) deu início ao projeto do LP Rique Pantoja & Chet Baker (WEA, Musiquim), que ficaria conhecido como "Cinema 1" (título da primeira faixa do álbum)."Cinema 1" foi gravado em várias sessões, durante os anos de 1984, 1985 e 1987, nas cidades de Roma, Rio de Janeiro e, por fim, em São Paulo. O trabalho foi aclamado pela crítica, que chegou a considerá-lo um dos dez de (1987)

 

Arthur Moreira Lima:  O disco é uma colcha de retalhos, como tem sido a minha atividade na MPB. Começando em 1975 com a gravação de um LP duplo de tangos, valsas e polkas de Ernesto Nazareth, essa participação tem aumentado gradativamente.
Morando quase 20 anos no exterior, fui obrigado a afastar-me de muitos dos nossos valores culturais, enquanto solidificava uma carreira internacional de pianista clássico. Evidentemente, mesmo quando está fazendo música popular, um artista clássico não se desprende totalmente da linguagem que aprendeu e usou a vida inteira.

 

Oscar Peterson: ganhou várias vezes como melhor pianista, na revista Downbeat, durante os anos 50. A sua maior popularidade vinha dos trios: o primeiro com o guitarra de Herb Ellis e o baixo de Louis Hayes; o segundo, mais famoso, com Ray Brown no baixo e Ed Thigpen na bateria, durou de 1959 a 1965; o terceiro era formado por Sam Jones no baixo e Bob Durham na bateria, durou até 1967. A partir dessa data, Peterson passou a realizar trabalhos mais pessoais, principalmente através de solos ou duetos, como o gravado com o guitarrista Joe Pass, em Paris, na sala "Le Pleyell". em excursões, tocava com trios ou quartetos; esteve no Brasil no final dos anos 80, o seu trio era formado por David Young no baixo e Martin Drew na bateria.

 

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados. by Edinho para Produtora Estação Voz